Óleo Essencial de Lavanda – Usos e Benefícios

O mais popular entre todos, o óleo essencial de lavanda é daqueles que quando a gente começa a usar não fica mais sem.

A sua característica mais conhecida é a capacidade de reduzir ansiedade, acalmar e combater insônia. Não à toa, vemos tantos produtos feitos para bebês com perfume de lavanda.

Mas antes de sair por aí comprando o seu vidrinho, é importante saber que existem diferentes tipos de óleos essenciais de lavanda e nem todos possuem as mesmas propriedades.

Lavanda angustifolia x Outros

O tipo com maior qualidade e propriedade calmante é a do tipo angustifolia. Você encontra nos rótulos como Lavandula angustifolia, Lavandula officialis e Lavandula vera. A Lavanda angustifolia tem origem em países mais frios, como França, Bulgária, Inglaterra e Rússia.

Temos também a Lavanda Spike, originada da Lavandula latifolia, rica em cânfora. Assim, como a Lavanda Dentata, que é a mais comum no Brasil, ambos são estimulantes e úteis em rinites e não possuem as propriedades calmantes da Lavanda angustifolia.

Existem outros tipos, mas o assunto deste artigo é a Lavanda angustifolia, pelas suas incríveis propriedades terapêuticas e capacidade de combater o estresse.

Tanto que, em 2010, um laboratório da Alemanha lançou no mercado o Silexan, medicamento feito exclusivamente de óleo essencial de Lavanda angustifolia.

Um estudo demonstrou que os pacientes com ansiedade generalizada que ingeriram 1 cápsula de Silexan diariamente durante 14 dias consecutivos tiveram os mesmos resultados do que aqueles que ingeriram o medicamente alopático benzodiazepínico lorazepan. Cada cápsula continha 1 ou 3 gotas de óleo essencial de Lavanda.

>> Para ingerir o óleo essencial de lavanda, consulte um médico ou aromaterapeuta.

Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda

– Pingue 1 gota no travesseiro antes de dormir

– Passe um pouco de óleo essencial de lavanda diluído em um óleo vegetal (ou puro mesmo) nas solas dos pés antes de dormir

– Pingue de 10 a 15 gotas no difusor aromático do quarto

– Pingue 1 gota no colar aromático e sinta-se mais calmo durante o dia todo

– Inale um pouco nas mãos em formato de concha antes de ir a uma reunião ou fazer alguma apresentação importante

O óleo essencial de lavanda também é um dos mais potentes para a pele, sendo excelente em queimaduras. Age como antisséptico, cicatrizante e promove a renovação celular.

Atua também contra a psoríase e marcas de expressão.

Desodorante Caseiro com Óleos Essenciais 

 Eu faço o meu desodorante na concentração de 0,5%, que é uma proporção segura e suficiente para mim. Para calcular a concentração, saiba que cada ml de óleo essencial equivale a 22 gotas. Desta forma, em uma base de 50ml, 1% seria 0,5ml, que é igual a 11 gotas.

  • 50ml de leite de magnésia.
  • 11 gotas no total, sendo 6 de lavanda e 5 de melaleuca.

Coloque em um frasco de spray e agite antes de usar.

 

Principais fontes:

Livro Técnicas de Aplicações de Óleos Essenciais, de Fernando Amaral

Jornal de Aromatologia Laszlo, 7 edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *