Óleo Essencial de Limão Siciliano – Benefícios

O óleo essencial de limão siciliano está entre os meus favoritos. Assim como o óleo essencial de hortelã-pimenta, sobre o qual eu falei no vídeo passado, o óleo essencial de limão também é super versátil e eu uso todos os dias de diversas formas diferentes.

 

  • Dissolver Gordura

Retirado da casca do limão siciliano, este óleo é conhecido pela sua propriedade de dissolver gordura. Por isso, é bastante útil em cremes corporais para combater gordura localizada e celulite.

Como usar: Você pode fazer o seu próprio creme redutor de gordura em casa com um bom óleo vegetal e algumas gotas de óleo essencial de limão para massagens localizadas.

>> Atenção: Cuidado com a exposição ao sol, pois pode queimar e manchar a pele. Faça a massagem a noite e tome banho antes de expor a área massageada ao sol

  • Limpeza de casa

É também útil para limpar a casa, pois além de ajudar a remover gordura acumulada, é antibacteriano, antisséptico e neutraliza odores desagradáveis.

Como usar: Faça uma solução de 100ml de vinagre, 100ml de água, 1 colher de bicarbonato de sódio e 20 gotas de óleo essencial de limão. Obs: faça a solução em um recipiente grande, pois o vinagre e o bicarbonato reagem uando em contato.

  • Adstringente

É um ótimo adstringente, sendo útil para pele e cabelos oleosos, controle de acne e caspa.

Como usar: Pingue algumas gotas de óleo essencial de limão no seu shampoo e demaquilante favorito. De novo, cuidado com a exposição ao sol.

  • Combate doenças já estabelecidas

É útil em tratamentos de anemia, de colesterol alto e câncer.

Sobre o câncer, um estudo conduzido em uma universidade na Holanda constatou que o d-limoneno, que é um composto químico muito presente no óleo essencial de limão, induz a apoptose de células cancerosas, ajudando no tratamento e prevenção de alguns tipos de câncer, como: câncer de próstata, mama, estômago, fígado, intestinos, pâncreas, mama, pulmão, leucemias e outros.

Como usar: Para combater doenças com o d-limoneno, será necessário fazer a ingestão do óleo essencial de limão. Procure um aromaterapeuta para indicar as melhores dosagens para o seu caso. Principalmente se você estiver com câncer, procure fazer um tratamento conjunto do seu médico com um aromaterapeuta para ter certeza de que o óleo não vai  interferir em nenhum medicamento que você já esteja tomando e para que eles indiquem as dosagens adequadas.

  • Previne doenças

Fortalece a imunidade e ajuda a combater resfriado, sinusite e garganta inflamada.

Como usar: Através de inalação direta ou ingestão. Se você estiver saudável e não estiver tomando remédio, o óleo essencial de limão é seguro para ingestão. Eu tomo 3 gotas de óleo essencial puro pela manhã. Você pode misturar com mel ou alguma geleia que você goste.

 

  • Purificador de ambiente

Use para desinfetar o ar, evitando epidemias de gripes e viroses

Como usar: Pingue de 15 a 20 gotas em um aromatizador de ambientes.

 

  • No emocional:

Combate depressão e cansaço físico e mental, melhora ambientes tensos, ajuda a organizar e clarear ideias.

Como usar: Pingue de 15 a 20 gotas em um aromatizador de ambientes ou em um colar aromático.

 

  • Usos culinários

Como usar: Pingue algumas gotas no seu azeite ou para fazer doces.

 

Receita: Torta de limão Crua e Saudável

Base da torta:

  • 1/2 xícara de castanha de caju
  • 1/2 xícara de amendoim
  • 1 xícara de tâmaras (ou outra fruta seca que preferir)

Triture até virar uma massa pegajosa em formato de bola no processador. Se precisar, para dar liga coloque mais frutas secas ou um pouco de água. Use essa massa para cobrir a assadeira.

Recheio:

  • 2 xícaras de castanha de caju hidratadas por pelo menos 8 horas
  • Tâmaras sem caroço hidratadas por pelo menos 4 horas
  • 1 xícara de água
  • Açúcar de coco, xylitol ou o que adoçante que preferir para adoçar, caso necessário, pois as tâmaras já adoçam bastante.
  • Óleo essencial de limão a gosto. Coloque apenas algumas gotinhas e vai testando o gosto.

Descarte a água da castanha de caju e bata com os outros ingredientes. Coloque a água aos poucos, para não ficar muito líquida e bata até virar uma massa homogênea.

Coloque na geladeira por algumas horas e sirva.

 

Fontes principais:

– Livro Técnicas de Aplicações de Óleos Essenciais – Fernando Amaral

-http://www.toqueativo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=175:oleos-essenciais-citricos-fabian-laszlo&catid=89:artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *