Óleo Essencial de Lavanda Francesa: Propriedades e Benefícios

Introdução

Você já deve saber que o óleo essencial de lavanda ajuda a relaxar e a dormir melhor. Mas você sabia que esse óleo tem outros benefícios comprovados na saúde, beleza da pele e dos cabelos? Neste artigo, vamos destrinchar as propriedades do óleo essencial de lavanda francesa, explicar como escolher um óleo de boa qualidade e ensinar você a fazer um rollon de lavanda que pode ter várias utilidades.

O Óleo Essencial de Lavanda Francesa

O óleo essencial de lavanda francesa é altamente versátil. Com apenas um óleo essencial, é possível trabalhar várias questões físicas e emocionais diferentes. Ele não tem contra-indicações e pode ser usado por todas as faixas etárias, desde bebês até pessoas idosas.

A lavanda francesa, também conhecida como lavanda fina ou lavanda verdadeira, tem esse nome por causa de sua origem no latim lavare, que significa “lavar”. Ela era uma das plantas favoritas dos romanos para ser utilizada em rituais de banho e higiene pessoal, devido ao seu aroma refrescante.

Hoje, o óleo essencial de lavanda é um dos mais vendidos no mundo. Ele é valorizado por suas propriedades relaxantes e é muito utilizado para promover um sono tranquilo, aliviar o estresse e a ansiedade.

Escolhendo um Óleo de Lavanda de Qualidade

Nem todo óleo essencial de lavanda é calmante. Existem diferentes espécies de lavanda, e é importante verificar o nome botânico da planta no rótulo do óleo que você está comprando. A espécie de lavanda angustifólia é a que possui propriedades relaxantes.

Além disso, é importante ficar atento à qualidade do óleo essencial. Infelizmente, há muita adulteração no mercado. Para garantir que você está adquirindo um óleo de lavanda francesa puro e de boa qualidade, entre em contato com o produtor e solicite a cromatografia do óleo. A cromatografia é uma análise de laboratório que identifica os compostos químicos presentes no óleo essencial.

Um óleo essencial de lavanda francesa puro deve ter altas quantidades de linalol e acetato de linalila, e uma baixa quantidade de cânfora (menos de meio por cento). Se houver mais cânfora do que isso, é possível que o óleo tenha sido adulterado com óleos essenciais de outras espécies da planta.

Benefícios para a Pele e os Cabelos

O óleo essencial de lavanda possui várias propriedades benéficas para a pele. Ele é anti-inflamatório, bactericida e regenerador da pele. Por isso, é indicado no tratamento de acne, para desinflamar e cicatrizar a pele, em cirurgias, queimaduras, dermatite, psoríase, assaduras de bebês, picadas de insetos e alergias.

Além disso, o óleo de lavanda também é indicado para pele madura, ajudando a prevenir rugas e estimulando a produção de colágeno. Estudos demonstraram que o óleo essencial de lavanda promove o aumento significativo da síntese de ácido hialurônico e de colágeno na pele.

Outro benefício do óleo essencial de lavanda é o estímulo ao crescimento capilar. Estudos mostraram que o óleo de lavanda diluído em óleo de jojoba nas concentrações de 3% e 5% é tão eficaz em acelerar o crescimento de pelos em ratos quanto o medicamento Minoxidil. Isso sugere que o óleo de lavanda pode ser útil em tratamentos para prevenir e tratar a queda de cabelo em humanos.

Além dos benefícios para a pele e os cabelos, o óleo essencial de lavanda também atua como relaxante muscular e leve analgésico. Ele é útil em cólicas menstruais, cólica infantil e dores de cabeça.

Como Usar o Óleo Essencial de Lavanda

Existem várias formas de usar o óleo essencial de lavanda. Você pode inalá-lo diretamente do vidro, colocar uma gota na palma da mão e fazer inalações, aplicá-lo na pele diluído em óleo vegetal ou em um creme hidratante, ou utilizá-lo em um difusor aromático para perfumar o ambiente.

Uma forma prática de usar o óleo essencial de lavanda é em um rolon. Para fazer um rolon de lavanda, você vai precisar de um frasco de vidro âmbar com uma esfera na ponta. Higienize o frasco, retire a bolinha e coloque seis gotas de óleo essencial de lavanda francesa. Depois, complete os outros 10 ml com óleo vegetal de jojoba ou semente de uva. Coloque a bolinha no frasco e está pronto para usar.

Esse rolon de lavanda pode ser aplicado na palma das mãos e inalado profundamente antes de dormir, nos pulsos e na nuca para aliviar a ansiedade, em pontos de espinha para acalmar inflamações, nas têmporas para aliviar dores de cabeça, ou nas sobrancelhas para cobrir falhas e aumentar o volume.

Conclusão

O óleo essencial de lavanda francesa é um produto versátil e comprovadamente benéfico para a saúde e a beleza. Além de suas propriedades relaxantes, ele possui ação anti-inflamatória, regeneradora da pele, estimula a produção de colágeno, ajuda no crescimento capilar e alivia dores musculares. Para garantir um óleo de boa qualidade, verifique o rótulo e solicite a cromatografia do óleo. Experimente usar o óleo essencial de lavanda em diferentes formas e aproveite seus benefícios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.