Os 10 Maiores Benefícios do Óleo de Copaíba

O óleo de Copaíba é um dos óleos mais potentes que existem. Devido a sua propriedade anti-inflamatória, antisséptica e expectorante, – entre muitas outras – o óleo vem sendo usado há séculos para o tratamento de diversas condições, desde para acelerar a cicatrização até aliviar processos crônicos como a cistite e bronquite.

Por que utilizar o óleo de copaíba

O óleo é extraído de uma planta nativa da região amazônica, do gênero Copaifera. Apesar de desconhecida por grande parte do mundo, os índios nativos dessa região já utilizam o óleo de copaíba para fins medicinais há centenas de anos. Embora atualmente a maior parte do mundo utilize apenas a madeira ou o verniz da árvore, o óleo extraído da resina tem capacidade de resolver muitas condições de saúde.

No século XVI, os primeiros exploradores da região perceberam as potentes propriedades do óleo de copaíba. Foi a partir daí que o produto se tornou ingrediente para cosméticos e remédios naturais. Recentemente, os cientistas voltaram seus olhos para o produto e comprovaram cientificamente os benefícios de usar o óleo, além da sua reduzida toxicidade, o que abrange ainda mais sua utilização.

O óleo de copaíba é composto por dezenas de substâncias químicas, que dão a ele suas propriedades únicas. O principal deles é o β-cariofileno, que dá ao produto sua capacidade de atuar como um potente anti-inflamatório. O óleo também possui substâncias como o copaene, o cadineno e o germacreno, facilmente absorvidos pelo corpo e capazes de aliviar sintomas rapidamente. As alergias aos componentes do óleo de copaíba são muito raras, o que o torna muito atraente e seguro.

Diuréticos naturais, antissépticos e remédios para tosse são apenas alguns dos usos do óleo de copaíba. (1)

Conheça aqui alguns dos motivos para incluir o óleo de copaíba na sua farmácia caseira.

1) Use Óleo de Copaíba para aliviar dores

Um dos usos mais comuns do óleo de copaíba é para o alivio da dor. De dores de cabeça a dores musculares, o óleo, quando aplicado topicamente, ajuda a melhorar o desconforto. Pesquisas mostraram os efeitos antinociceptivos do óleo, o que significa que ele é capaz de bloquear o estímulo doloroso atuando nos neurônios. (2)

Essa característica permite que o óleo seja usado com sucesso para combater centenas de problemas de saúde que envolvem dores crônicas, como artrite. (3) Nesses casos em especial, um estudo mostrou resultados promissores para o uso do óleo de copaíba em pacientes com artrite inflamatória, abrindo caminho para mais pesquisas.

Outro ponto interessante é que o óleo de copaíba, quando aplicado topicamente, tem pouco ou nenhum efeito colateral, o que permite seu uso puro, sem a necessidade de misturar a um óleo carreador.

2) Óleo de Copaíba combate infecções por fungos, vírus e bactérias

 

A substância química presente em maior quantidade no óleo de copaíba, o cariofileno, aumenta a capacidade do organismo de combater infecções ao melhorar as funções imunológicas e endócrinas do organismo. Esta é apenas uma das maneiras que o óleo de copaíba combate infecções, visto que, além disso, ele é capaz de atuar como bactericida potente, agindo como um escudo para a pele, protegendo feridas e impedindo que se instale uma infecção.

Até mesmo infecções por fungos podem ser tratadas com óleo de copaíba. Os terpenos, substâncias presentes em abundância no óleo, são bem eficazes como agentes antifúngicos. Micoses nas unhas e o pé-de-atleta são alguns dos problemas que o produto pode resolver, de acordo com os estudos. (4)

3) Óleo de Copaíba é bom para o fígado

Foi o que um estudo de 2013 mostrou. O óleo de copaíba é capaz de reduzir danos ao fígado causados por medicamentos hepatotóxicos como o paracetamol. No estudo, ao administrar óleo de copaíba em ratos antes e depois dos animais receberem o medicamento, os cientistas obtiveram resultados interessantes. O óleo foi capaz de reduzir os danos hepáticos quando usado de forma preventiva. (5)

4) Óleo de Copaíba diminui a pressão arterial

Os altos níveis de pressão no sangue, apesar de silenciosos, podem causar complicações graves como derrames ou ataques cardíacos. As propriedades anti-inflamatórias e calmantes do óleo de copaíba parecem ter efeito benéfico até mesmo na saúde do coração. (6) Ao diminuir a tensão presente nos vasos sanguíneos, a pressão sanguínea é baixada. Isso é capaz de reduzir aterosclerose – formação de placas de gordura nos vasos, que pode gerar infartos e AVC.

5) Óleo de Copaíba melhora o estresse e atua como calmante

Apesar de não haver muitos estudos para comprovar esse uso, o óleo de copaíba é utilizado em sessões de aromaterapia como um calmante há muito tempo. Alguns se sentem mais relaxados e calmos após a inalação do óleo, ajudando até mesmo a aumentar a qualidade do sono. Uma das teorias é de que o óleo seria capaz de equilibrar os níveis de cortisol no sangue, um hormônio relacionado ao estresse. Além disso, o próprio aroma doce e agradável do produto já é capaz de induzir bem estar em quem faz uso.

6) Óleo de Copaíba desintoxica o corpo

O óleo de copaíba pode ajudar a limpar o organismo e promover desintoxicação, estimulando a micção. Por possuir uma substância diurética em sua composição, o óleo ajuda a tratar problemas relacionados a urina como a enurese – xixi noturno involuntário – incontinência urinária e cistite, quando aplicado corretamente.

7) Óleo de Copaíba melhora o aspecto da pele

O óleo de copaíba também é um potente cosmético, usado para uma ampla gama de propósitos quando o assunto é pele e beleza. Um dos usos mais comuns e conhecidos é para o tratamento e eliminação da acne. A acne geralmente está acompanhada de um processo inflamatório importante, e a característica anti-inflamatória do óleo atua acalmando a pele e tirando a vermelhidão e dor das lesões.

Outro benefício incrível do óleo de copaíba para quem sofre com problemas de pele é sua capacidade de melhorar a cicatrização. Isso diminui cicatrizes em geral e marcas de espinhas, e acelera o processo de cicatrização. (7)

Um estudo recente mostrou os benefícios do óleo para quem sofre com acne. O grupo que utilizou uma solução com apenas 1% de óleo de copaíba referiu uma diminuição significativa da acne. (8) Adicionar uma gota de óleo de copaíba ao seu creme hidratante facial do cotidiano pode até mesmo ajudar a uniformizar o tom da pele, removendo manchas.

Ao ajudar a fortalecer e firmar a pele, o óleo de copaíba também dá uma aparência mais jovem ao rosto, reduzindo o aparecimento de rugas

8) Óleo de Copaíba é bom para a saúde bucal

Quando o assunto é saúde oral, o óleo de copaíba também mostrou efeitos benéficos. Um estudo publicado em 2015 mostrou que a resina utilizada como selante para canais odontológicos feita à base de óleo de copaíba não é tóxica. A natureza cicatrizante e anti-inflamatória do óleo de copaíba fazem da resina um produto promissor para a indústria odontológica. (9)

Outro uso odontológico promissor é a utilização do óleo de copaíba contra cáries. Um estudo publicado no Brazilian Dental Journal mostrou a capacidade do óleo de impedir a reprodução de bactérias como o Streptococcus mutans, capaz de gerar cáries. (10) Uma das formas de se beneficiar dessa propriedade do óleo é misturar algumas gotas à agua e fazer um enxague bucal diariamente.

9) Óleo de Copaíba protege o sistema nervoso

Um estudo realizado em 2012 e publicado em uma revista importante sobre medicina alternativa mostrou a capacidade do óleo de copaíba de atuar sobre o sistema nervoso. Em animais com danos neuronais agudos como um AVC e traumas na medula espinhal.

A resina de óleo de copaíba se mostrou capaz de induzir a neuroproteção, melhorando a resposta inflamatória após um dano repentino ao sistema nervoso central. O dano ao córtex motor – região do cérebro – diminui em quase 40% após o uso do produto. (11)

10) Óleo de Copaíba melhora problemas respiratórios e pulmonares

A atividade anti-inflamatória do óleo de copaíba também é excelente para combater problemas pulmonares. Condições como a bronquite, por exemplo, tem forte componente inflamatório. A inalação do óleo difundido pode ajudar a reduzir a inflamação das vias aéreas, presentes em quase todas as doenças respiratórias.

Isso reduz a congestão nasal e a sensação de chiado no peito, devido às propriedades expectorantes do óleo. O óleo também atua diminuindo a tensão dos músculos e glândulas inflamadas.

Precauções na hora de usar o óleo de copaíba

O óleo de copaíba é relativamente seguro para ser ingerido, mas atente-se que o produto deve ser 100% puro. Além disso, quantidades grandes de óleo de copaíba podem causar dores de estômago e sintomas parecidos com uma intoxicação alimentar.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não devem fazer o uso do produto, já que não existem estudos que comprovem a segurança nesses grupos, especificamente.

O óleo não tem potencial de induzir grandes efeitos colaterais, e pode ser aplicado de maneira pura na pele, ao contrário de outros diversos óleos que devem ser adicionados a um óleo carreador antes da aplicação tópica. Contudo, é cauteloso evitar a aplicação do óleo em crianças muito pequenas e regiões mais sensíveis como ao redor dos óleos. Pessoas com a pele mais sensibilizada também devém ter cuidado na hora de aplicar o produto.

Fontes:

draxe.com/copaiba-oil/

www.organicfacts.net/health-benefits/essential-oils/copaiba-essential-oil.html

monq.com/eo/essential-oils/copaiba/

(1) https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-412/copaiba-balsam

(2) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874106004168?via%3Dihub

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17029841

(4) https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0031942206004535

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23842934

(6) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378874188902358

(7) https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.976

(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22502624

(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4387623/

(10) http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-64402012000100006&lng=en&tlng=en

(11) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3291111/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.