Como Fazer Jelly Spa Pedicure, a Gelatina para Escalda-Pés

Talvez você já tenha visto algum vídeo de escalda-pés de gelatina.

Ele é conhecido como Jelly Spa, Jelly Escalda-Pés, Jelly Calm e outros nomes com Jelly, que é gelatina em inglês.

Trata-se de um pó que você joga na água e faz com que, conforme ela esfria, vai se transformando em gelatina.

Várias alunas minhas pediram para eu passar uma receita deste produto. Então eu fui investigar que ingrediente é esse que transforma a água em gelatina tão rapidamente.

E, de acordo com as minhas pesquisas, o ingrediente responsável por isto é…

O poliacrilato de sódio.

O poliacrilato de sódio é um pó branco superabsorvente, capaz de absorver muitas vezes o seu próprio peso em água, criando um gel macio e estável.

Ele é usado em cosméticos e em uma ampla variedade de produtos, como fraldas de bebê, produtos de limpeza doméstica e também como gel de retenção de água na jardinagem.

Entretanto, o poliacrilato de sódio é um produto sintético, com biodegrabilidade muito lenta e, por isso o impacto dele no meio ambiente é questionável.

Se o seu propósito é fazer cosméticos e produtos naturais que respeitem o meio-ambiente, talvez este não seja o melhor ingrediente para seu escalda-pés.

Opções mais naturais seriam linhaça e chia, que absorvem a água e formam um pouco de gel. Poderíamos usar também a gomar xantana ou goma guar, que tornam a água mais espessa.

Mas dificilmente o resultado seria tão satisfatório usando apenas esses ingredientes naturais.

Se ainda assim você quiser fazer um jelly spa ou escalda-pés de gelatina, pode comprar o poliacrilato de sódio no mercado livre ou em outro site que você encontrar no Google. Você digita lá “poliacrilato de sódio comprar” e o google vai te mostrar várias opções.

E, quando ele chegar na sua casa, pode fazer uma mistura dele, que é um pó branco, com outros ingredientes, como óleo de coco, abacate ou semente de uva, ou outro óleo vegetal da sua preferência, que depois vai trazer emoliência à pele, óleos essenciais para trazer os efeitos terapêuticos relaxantes ou revigorantes, dependendo de quais você usar e também ervas e flores secas para enfeitar essa mistura.

Eu ensino uma receita de esfera efervescente apenas com ingredientes naturais em um outro vídeo, que você pode assistir aqui.

E eu não recomendo você juntar no mesmo escalda-pés o poliacrilato com o bicarbonato e o ácido cítrico, que são as bases dessa receita da esfera efervescente que eu ensino nesse outro vídeo. O poliacrilato pode afetar a formação de bolhas e a efervescência e a textura da gelatina também poderá ser prejudicada.

Então agora que você que já sabe o segredo, qual é o ingrediente chave do spa de gelatina, pode decidir se vai entrar nessa onda, já que eles bem estão em alta no momento, ou se vai deixar a ideia de lado por causa dessa questão ambiental.

Se você se preocupa ou atende clientes que tenham como valores o uso mais consciente de cosméticos e produtos nas questões ambientais, o poliacrilato pode não ser um ingrediente bacana de você usar nos seus escalda-pés, mas isso é uma escolha de cada um. E, como eu disse antes, por enquanto eu ainda não encontrei um ingrediente substituto com melhor biodegrabilidade e portantanto mais amigável ao meio-ambiente. Assim que eu encontrar eu conto aqui para vocês.

Mas me conta o que você acha, se isso vai te impedir de fazer o jelly spa ou se vai ele mesmo assim.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.