Lactante pode usar Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta? O óleo de Hortelã seca leite materno?

Vídeo Óleos Essencial de Hortelã-Pimenta para Lactantes

Eu recebi a seguinte pergunta de uma aluna:

Paula, uma cliente solicitou um blend para enxaqueca e dores de cabeça. Porém, ela está amamentando e o bebê tem 10 meses. Ela pode fazer o uso do rollon para dor de cabeça nesse caso? Ou melhor não?

Ela se refere à receita de Rollon para dor de cabeça, que está no meu ebook Sinergias em Rollon, que é um dos bônus do meu curso Aromaterapia 360.

Na receita nós usamos os óleos essenciais de hortelã-pimenta e lavanda francesa.

E a dúvida é por causa do óleo essencial de hortelã-pimenta, que é contraindicado para bebês, crianças pequenas e às vezes também para grávidas e lactantes.

Digo às vezes, porque a contraindicação para mulheres grávidas e lactantes não é um consenso na aromaterapia. Alguns autores, como Dominique Baudoux, no livro O Grande Manual da Aromaterapia, fazem esta contraindicação por causa das cetonas presentes no óleo. Já para outros autores, como Robert Tisserand, a presença de cetonas neste óleo não é alta o suficiente e esta contraindicação não é necessária.

Mas tem outra questão que nós devemos levar em conta…

O óleo essencial de hortelã-pimenta é usado popularmente para secar o leite de mulheres que querem parar de amamentar.

Não existem estudos que comprovem a eficácia do hortelã-pimenta para isso, mas há casos de mulheres que usaram o óleo e sentiram uma diminuição do leite na amamentação.

Em 2016, o aromaterapeuta Robert Tisserand fez uma enquete no facebook dele sobre esta questão. E o resultado foi o seguinte:

  • 166 mães disseram que usaram o óleo essencial de hortelã-pimenta enquanto amamentaram.
  • Destas, 70% delas disseram que não sentiram efeito algum, que não tiveram nenhuma diminuição do leite.
  • Entretanto, 30% das mães que responderam a enquete relataram que sim, que sentiram uma
    diminuição na oferta do leite delas.
  • Algumas relataram que o leite diminuiu mesmo tendo usado o óleo essencial de hortelã-pimenta em quantidades pequenas, passando na pele ou só fazendo inalação.
  • Houve relatos de mães que só o fato de usar pasta de dente ou balas e doces com menta, já tiveram essa diminuição.
  • A boa notícia é que depois que deixaram de usar o hortelã-pimenta, o leite delas voltou ao normal em no máximo três dias.

Se a cliente da minha aluna usar o rollon esporadicamente perto das têmporas, só quando sentir dor de cabeça, provavelmente o leite dela não vai diminuir por causa disso. Mas também não é algo impossível de acontecer. Algumas pessoas pessoas são mais sensíveis que outras nos uso de óleos essenciais.

Então, se a intenção desta mãe for continuar amamentando, é prudente a minha aluna retirar o hortelã-pimenta da sinergia e deixar apenas a lavanda-francesa. Ou então, no lugar dele, colocar o óleo essencial de camomila-romana, que também é analgésico e ainda vai ajudar a cliente dela a relaxar e dormir
melhor.

Se aromaterapia te encanta e você quer aprender a fazer rollons, aromasticks, séruns faciais, cremes, óleos de massagem e outras ferramentas com óleos essenciais de forma segura e eficaz, conheça o meu curso AROMATERAPIA 360

Até mais!

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.