Receita de Vela de Massagem Natural com Óleos Essenciais e Cera de Coco


Hoje nós vamos fazer uma vela de massagem natural, muito bacana para dar de presente, usar em noites mais românticas ou, se você for massagista, para usar nos seus clientes.

No meu curso Mimos Aromáticos eu ensino outras versões de velas com óleos essenciais diferentes destes que vou usar hoje. Esta versão é uma vela para massagem afrodisíaca. Mas alterando os óleos essenciais, podemos criar velas relaxantes, modeladoras, para combater celulite e gordura localizada, para varizes, dores… E podemos usar essas velas para umectar os cabelos também, colocando um óleo vegetal com boas propriedades para cabelos, como o de argan, pracaxi, amêndoas, abacate e outros. Às vezes eu passo no cabelo todo, principalmente nas pontas, antes de lavar.

Então vamos lá para a receita:

A cada 20g, vamos colocar:

  • 7g de cera de coco
  • 6g de manteiga de cacau
  • 6,4g de óleo vegetal
  • 9 gotas de óleos essenciais
  • 0,2g de vitamina E ou oleoresina de alecrim (que vai atuar como antioxidante)

A cera de coco é uma ótima escolha para velas de massagem porque ela vai endurecer o óleo vegetal, o que é importante porque queremos uma vela, mas o ponto de fusão dela é de 25 a 30 graus. A cera de abelha por exemplo tem ponto de fusão acima de 60 graus. Ou seja, precisa do dobro do calor para derreter. E é interessante que a nossa vela derreta facilmente.

A manteiga é opcional e ela serve para aumentar os benefícios da vela de massagem na pele, já que elas contém vitaminas e sais minerais. Mas você pode fazer apenas com a cera de coco, colocando mais 6g dela em vez da manteiga, se preferir.

E o óleo vegetal pode ser um óleo puro da sua escolha. Alguns exemplos são girassol, amêndoas, semente de uva, coco ou outros.

Vamos começar aquecendo a cera de coco e logo depois acrescentamos a manteiga.

Depois que derreter, tiramos a mistura do fogo e acrescentamos o óleo vegetal.

Espere esfriar abaixo de 45 graus, acrescente o antioxidante e os óleos essenciais.

Para esta sinergia afrodisíaca, coloquei:

  • 1 gota de óleo essencial de vetiver
  • 5 gotas de óleo essencial de ylang ylang
  • 3 gotas de óleo essencial de laranja doce.

O óleo essencial de vetiver tem sido tradicionalmente utilizado em práticas de massagem tântrica na Índia. Acredita-se que o aroma do óleo essencial de vetiver desperte a energia sexual e aumente o desejo. Ele tem um cheiro forte, então 1 gota nessa sinergia já é suficiente.

O óleo essencial de Ylang Ylang é extraído das flores da árvore e tem um aroma floral e doce.
Na Indonésia é uma tradição jogar flores de ylang ylang nas camas dos recém-casados. Elas são altamente perfumadas e acredita-se que o aroma das flores de ylang ylang possa criar uma atmosfera amorosa e íntima, promovendo a conexão emocional entre o casal.

E o óleo essencial de laranja doce relaxa, ajuda a diminuir a tensão e melhora o humor. Entretanto, ele pode causar queimaduras na pele em contato com o sol, então use esta vela de massagem apenas à noite e lave antes de sair ao sol.

Eu coloquei também 0,2g de vitamina E. Este ingrediente é opcional e ajuda a conservar melhor os óleos e manteigas. Mas se você não quiser ou puder colocar, não é necessário.

Esta vela tem uma validade média de 6 meses.

Na plataforma do curso Mimos Aromáticos eu vou colocar variações de óleos essenciais para substituir estes afrodisíacos e também outras opções de velas de massagens.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.