Curso de Aromaterapia Reconhecido pela Abrath… SEI!

Existe um mito de que para trabalhar como Aromaterapeuta no Brasil é preciso fazer um curso completo ou uma formação em aromaterapia. E, além disso, de que esse curso de aromaterapia precisa ser reconhecida pela Abrath, que é uma certificadora de terapeutas holísticos.

Mas será que existe formação ou curso de aromaterapia reconhecido pela Abrath?

Aromaterapia é uma profissão que não existe oficialmente no Brasil. Ela não é reconhecida e nem regulamentada e portanto nenhum curso é exigido para trabalhar como aromaterapeuta aqui no país. Não existe uma formação em aromaterapia e nem uma grade curricular padronizada, exigida para todos os cursos de aromaterapia,

Existem cursos que se auto intitulam formação em aromaterapia porque têm carga horária mais extensa (e preço bem mais alto, diga-se de passagem), mas esses cursos não são obrigatórios para trabalhar com aromaterapia e nem vão garantir que você vai conseguir trabalhar como aromaterapeuta depois.

Na minha opinião, a aromaterapia é um campo muito amplo e você pode passar a vida inteira estudando e quanto mais estuda, mas sabe que não sabe.

No meu curso Aromaterapia 360 eu ensino o que eu considero importante para quem quer trabalhar como aromaterapeuta, mas não tenho a menor pretensão ou ilusão de passar todo o conhecimento possível nesta área. E acredito que ninguém tenha esse conhecimento.

E certificado de aromaterapeuta ou terapeuta holístico, ele é necessário para trabalhar na área? 

Como já vimos antes, a aromaterapia é uma profissão livre no Brasil. Ela não é reconhecida como uma ocupação pelo Ministério do Trabalho e nem é regulamentada em lei pelo Congresso Nacional. Então não, não é necessário ter um certificado da Abrath ou da Abraroma para trabalhar como aromaterapeuta.

A obtenção de um certificado é uma opção facultativa e voluntária. Não é algo obrigatório para fazer atendimentos com óleos essenciais.

Mas é comum vermos alguns cursos de aromaterapia declarando que são reconhecidos pela Abrath. 

O que é estranho, porque a Abrath não reconhece cursos de aromaterapia. Nem a Abrath e nem a Abraroma.

O que elas fazem é certificar os terapeutas. E, para isso, é necessário entrar nos sites dessas entidades e verificar quais as exigências de cada uma.

No momento que estou gravando este vídeo, as duas certificadoras exigem comprovação de um número mínimo de horas em cursos de aromaterapia. A Abrath exige no mínimo 300 horas e a Abraroma no mínimo 260 horas.

Um ponto importante é que não é necessário apresentar apenas 1 único certificado de 260 para a Abraroma ou de 300 horas para a Abrath. É possível apresentar vários certificados que, juntos, somam o número mínimo de horas em cursos de aromaterapia.

Uma exigência da Abrath é que os certificados emitidos tenham a assinatura do ministrante ou responsável pelo curso. Eu coloquei a minha assinatura no certificado dos meus cursos e ebooks em meados de 2020 por causa desta exigência deles.

Já a Abraroma tem outras exigências, como comprovação de experiência prática em aromaterapia e aprovação em uma prova.

As duas cobram um valor anual para filiação. Entre nos sites das certificadoras para verificar todas as exigências e valores atualizados, porque podem variar com alguma frequência.

Então o meu curso Aromaterapia 360 não é reconhecido pela Abrath ou pela Abraroma, porque nenhum curso é. Entretanto, o certificado dele pode ser aproveitado para contabilizar o número mínimo de horas para certificação profissional. 

Eu escrevi outro post que tem muito a ver com este, mas em relação a certificados de aromaterapia reconhecidos pelo MEC. Depois leia para entender isso também.

Gratidão e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.