Curso de Aromaterapia Reconhecido pelo MEC?

É comum eu receber a seguinte pergunta de pessoas interessadas no meu curso Aromaterapia 360: Paula, o seu curso de aromaterapia é reconhecido pelo MEC? Ou então elas comentam comigo que estão buscando por cursos de aromaterapia online que sejam reconhecidos pelo MEC.

Vamos ver algumas informações que são importantes para quem quer aprender a aromaterapia e trabalhar com óleos essenciais.

A principal delas é que a aromaterapia não é reconhecida como profissão e nem é regulamentada, pelo menos por enquanto no Brasil. Para ser uma profissão reconhecida, seria necessário ter um Projeto de Lei para esse reconhecimento, aprovado pelo congresso e sancionado pela presidência da República. E para ser uma profissão regulamentada, a aromaterapia precisaria ser fiscalizada por um órgão criado especialmente para isso.

Como não é reconhecida e nem regulamentada, a aromaterapia é uma profissão que oficialmente não existe. Então nós podemos exercê-la de forma livre no Brasil.

Nenhum curso é exigido para trabalhar como aromaterapeuta, diferentemente do que ocorre em profissões regulamentadas. E isso significa que nenhum fiscal vai bater à porta da sua casa ou do local onde você trabalha e te pedir um comprovante de formação em aromaterapia, como pode acontecer com um médico e com outros profissionais de saúde.

Como a profissão de aromaterapia não existe no Brasil, você não vai ser um aromaterapeuta reconhecido por ter um certificado autorizado pelo MEC.

E até existem algumas escolas técnicas e faculdades que oferecem cursos de aromaterapia com reconhecimento do MEC. Mas são poucas e os certificados delas não vão te tornar um profissional reconhecido por isso. Então a forma como a gente aprende aromaterapia normalmente é através de cursos livres. E cursos livres não são reconhecidos pelo MEC.

Mas infelizmente existem alguns cursos livres alegando falsamente que seus certificados são reconhecidos por esse órgão do governo. Se você vir isso acontecer, pode denunciar ao PROCON como propaganda enganosa. Muita gente acaba comprando um curso por causa dessa alegação falsa, achando que desta forma, terá um certificado reconhecido e que só assim será possível trabalhar com aromaterapia. E nada disso é verdade. No portal eMEC, em http://emec.emec.gov.br você consegue verificar se a instituição e curso são reconhecidos pelo MEC.

Outra dúvida é se precisa ter um certificado de aromaterapeuta da Abrath ou da Abraroma para trabalhar com aromaterapia. Eu já adianto que não, já que aromaterapia é, de novo, uma profissão livre no Brasil, mas vou explicar essa questão em outro post.

Então o meu curso Aromaterapia 360 não é reconhecido pelo MEC, porque é um curso livre e cursos livres não são reconhecidos pelo MEC. Entretanto é um curso bem completo, que une a teoria à prática e te ajuda a aprender de forma profunda sobre os óleos essenciais e trabalhar com aromaterapia, caso seja do seu interesse.

Aqui tem mais informações sobre ele.

Gratidão e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu e-mail não será utilizado sem sua autorização.